Faixa

Faixa

domingo, 18 de maio de 2014

Quebec/Canadá: a publicidade dirigida aos jovens de até 13 anos foi banida


A Província de Quebec, no Canadá, é um dos poucos lugares do planeta - senão o único - onde a publicidade dirigida aos jovens de até 13 anos foi banida

Marcus Tavares

Recente estudo publicado pelo Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar) informa que a Província de Quebec, no Canadá, é um dos poucos lugares do planeta - senão o único - onde a publicidade dirigida aos jovens de até 13 anos foi banida. A medida foi tomada há três décadas. A informação, que consta da publicação ‘Publicidade e criança: comparativo global da legislação e da autorregulamentação’, chama a atenção e aguça a curiosidade. Afinal, como seria viver num local sem nenhuma publicidade dirigida às crianças?

Tive a oportunidade de entrevistar uma mãe que viveu sete anos em Quebec, com seus três filhos, na época com 7, 8 e 15 anos. De volta ao Brasil, no início do ano, ela sentiu grande diferença. Não há consumo em Quebec? Sim, mas é diferente, prezando o conforto e a qualidade. Por aqui, ela afirma que há um consumismo desenfreado, efêmero e ligado ao status. E mais: um consumo fortemente ditado pela moda, pelos meios de comunicação, pela publicidade.

As crianças compram brinquedos? Sem dúvida, porém na perspectiva da qualidade, durabilidade e solidariedade. Feiras de trocas de brinquedos são incentivadas. Há festas infantis, mas regadas a frutas e saladas. E tecnologia - celular, tablets, computadores pessoais - não é ‘brinquedo’ de criança. Muito menos entra na sala de aula. Perguntei se a infância de seus filhos foi prejudicada pela falta de publicidade. “Imagina”, me respondeu.

Pode-se achar que esta ‘cultura’ nunca vai chegar ao Brasil. Talvez a minha geração não presencie, mas este é um processo que aos poucos vai se firmar. Seja por uma conscientização da própria sociedade - torço para que isso aconteça cada vez mais - sobre o repensar das atuais práticas de consumo que não, não dialogam com a sustentabilidade, saúde, solidariedade, ética e direito. Seja por uma imposição dos governos, a partir de legislações específicas.

Ações de certa forma legítimas quando bem fundamentadas, como a questão da obesidade infantil. Seja por uma nova era das empresas que sabem, internamente, que terão que repensar suas estratégias e reposicionamento de marcas. Elas não têm outra saída se quiserem se manter vivas. Seja por um colapso de todo um sistema que propicia, ao fim e ao cabo, a violência, ganância, competitividade, injustiça e a autodestruição do planeta. Afinal, o ter é mais importante que o ser, nos dias de hoje.

..........

Marcus Tavares é professor e jornalista especializado em Educação e Mídia

Reproduzido de O Dia
17 mai 2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário