A aprendizagem de maneira adequada à
natureza infantil
A rotina da vida escolar da criança até
6 anos de idade é por meio da imagem , da música, dos contos de fadas, do
desenho, do brincar espontâneo, do trabalho corporal (ritmo), tudo isso
vinculados a Natureza, em um grande quintal sensorial, onde o vento, o Sol, a
água, a terra, as plantas e os animais e até mesmo a Lua e os astros são recursos
indispensáveis neste período da infância.
Patricia Fonseca
Pedagoga e Psicomotricista
Algumas
crianças, hoje em dia, não conseguem se ajustar às exigências da vida moderna e
apresentar resultados positivos dentro da sala de aula, mesmo possuindo uma
inteligência adequada.
Educadores,
professores, terapeutas, pais e mães necessitam mudar a forma de observar, de
se relacionar e de entender as crianças e o seu processo de aprendizagem.
Por que a
pedagogia Walforf constrói a aprendizagem de maneira adequada à natureza
infantil?
Porque em uma
escola Waldorf a aprendizagem dá-se paulatinamente, respeitando rigorosamente o
desenvolvimento infantil das faixas etárias e se ajusta metodológica e
didaticamente ao princípio regulador da aprendizagem, a pesquisa espontânea da
criança por meio do brincar.
O processo da
aprendizagem tem início no conhecimento e amadurecimento corporal (noção de
corpo, tonicidade), ampliando-se para o domínio do ambiente espacial
(estruturação espaço-temporal e equilibração), e representando-se nas
capacidades de leitura, escrita e matemática.
O conteúdo
escolar exigido pelo MEC é cultivado pela escola Waldorf ao longo de todos os
anos escolares da seguinte maneira:
. Pelo fazer
integrado e consciente das várias atividades corporais e manuais, da cultura,
do artesanato e do cultivo da Natureza e dos trabalhos primordiais do Ser
Humano.
. Pelo sentir
através da produção e apreciação das diversas linguagens, das artes plásticas,
musicais e cênicas.
. Pelo pensar,
cultivado desde a imaginação dos contos de fadas até o rigoroso processo
abstrato-científico próprio do ensino médio.
Vamos falar do
processo de aprendizagem das crianças até 5 anos de idade:
Se atentarmos
para a criança, em essência, ela é um ser imitador, é um ser sensorial anímico
que, de uma maneira corpórea, está entregue ao ambiente que a circunda.
Então teremos
que nos atentar essencialmente para que, nesta fase da vida, portanto, até à
troca dos dentes, tudo atue “verdadeiramente” no ambiente que a circunda, de
modo que a criança possa assimilar sensorialmente e elaborar em si tudo que vê,
sente, toca, cheira e come.
Por isso, temos
que considerar na estrutura pedagógica-didática todo este órgão sensorial, que
é a base inicial para a vida futura da criança enquanto ser humano.
Portanto, o
sistema rítmico biológico do corpo da criança, principalmente o sistema
respiratório e o sistema circulatório, o que faz parte do ritmo regulador da
nutrição. é o que predomina organicamente, e trata-se de orientar todo o ensino
de maneira rítmica, de que o próprio professor seja, em si, um indivíduo com
pendores para perceber este ritmo corporal de cada criança, de modo que na sala
de aula reine este ritmo e compasso orgânico-sensorial.
Isto significa
que, naquilo que empreendermos com a criança, naquilo que a criança deva fazer,
precisamos fazer com ritmo predominando o sentir e a imagem. E, em tudo o que
se desenrola entre o professor e a criança precisa reinar a música, o ritmo, o
compasso e a melodia.
Já que o corpo
da criança, até mesmo a sua troca de dentes, é de forma sensorial
(físico-químico), exige que o professor tenha, em si próprio, uma espécie de
musicalidade, musicalidade em toda a sua vida pedagógica-didática.
Por isso que a
rotina da vida escolar da criança até 6 anos de idade é por meio da imagem, da
música, dos contos de fadas, do desenho, do brincar espontâneo, do trabalho
corporal (ritmo), tudo isso vinculados a Natureza, em um grande quintal
sensorial, onde o vento, o Sol, a água, a terra, as plantas e os animais e até
mesmo a Lua e os astros são recursos indispensáveis neste período da infância.
Reproduzido de Antroposofy
27 jan 2015
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