Apresentação
A RedeBrasileira sobre Infância e Consumo - REBRINC - tem como missão "sensibilizar, mobilizar e articular pessoas e organizações para a promoção e a defesa dos direitos de crianças e adolescentes frente às relações de consumo e ao consumismo".
Vídeo do II Encontro
A RedeBrasileira sobre Infância e Consumo - REBRINC - tem como missão "sensibilizar, mobilizar e articular pessoas e organizações para a promoção e a defesa dos direitos de crianças e adolescentes frente às relações de consumo e ao consumismo".
Linha do tempo da Rede Brasileira
Infância e Consumo
De onde partimos? Para quê uma rede?
O Alana, como
instituição focada na defesa das crianças frente aos apelos de consumo,
observou ao longo desses anos de trabalho que existia um número significativo
de atores sociais em defesa dos direitos da criança mobilizados no
combate ao consumismo na infância e pela regulação da comunicação mercadológica
dirigida às crianças. Muitos desses atores faziam parte da Rede de Trabalho do projeto
Criança e Consumo e conheciam nosso trabalho, mas esses mesmos atores - que já
realizavam trabalhos muito importantes sobre o tema - não se conheciam e não
trocavam.
Por isso
vimos a necessidade de articular esses atores, ao redor do Brasil, para potencializar
seus trabalhos, além de aumentar a escala e efetividade do que faziam. E, dai
surgiu a ideia, depois de muito planejamento e demanda para esse trabalho, de
criação de uma rede plural e da sociedade. A ideia era a criação de uma rede
desvinculada do Alana e mais plural com autonomia para realização de ações.
Quais seriam os objetivos da rede?
. Fortalecer
o trabalho dos atores sociais contra o consumismo na infância e pela proteção
da criança do assédio do mercado.
. Articular
os esforços e as iniciativas desses atores sociais, buscando oportunidades de
sinergia entre eles.
. Aumentar a
efetividade dos esforços e iniciativas desses atores sociais.
. Dar maior
visibilidade ao tema do consumismo na infância
. Aumentar a
mobilização contra o consumismo infantil, buscando ampliar a escala e a
abrangência das ações desenvolvidas, buscando agregar novos atores ao processo.
. Influenciar
na formulação e implementação de políticas públicas relacionadas ao tema.
. Ampliar o
debate sobre as questões relacionadas ao tema do consumo e da infância.
Grupos de Trabalho
Quais seriam as tarefas da rede?
. Convocar,
articular, organizar atores sociais (ONGS, gestores públicos, acadêmicos,
mães...) em torno da causa.
. Sensibilizar
e mobilizar a sociedade para a causa.
. Fazer
pressão sobre o poder público.
. Fazer
pressão sobre o mercado.
. Produzir
conhecimento e informação sobre o tema.
. Pensar e
realizar ações.
Quais seriam ações possíveis?
. Encontros,
eventos e reuniões; festas, festivais, feiras, eventos de rua etc.
. Manifestações,
atos públicos, protestos etc.
. Campanhas
de denúncia, conscientização, mobilização.
. Produção de
notícias, publicação e manutenção de boletins informativos, sites, blogs,
mídias sociais.
. Produção e
publicação de pesquisas, estudos, textos teóricos.
. Participação
em conselhos de políticas públicas, audiências, mesas de negociação.
. Atuação
junto ao MP e Judiciário e órgãos como Procon etc.
Princípios e Diretrizes
Diretrizes organizacionais
Autonomia
Diversidade
Articulação
Parceria e cooperação
Incidência política
Descentralização
e disseminação
Flexibilidade, fluidez e informalidade
Horizontalidade
Encontros de criação/organização da Rede
Os encontros para a formação, criação e organização da Rede se desenvolveram ao longo de encontros no ano de 2013 e, continuam em andamento com atuais 148 membros (nov 2013).
I Encontro da Rede: 19 de junho de 2013
Auditório do Instituto Alana
São Paulo/SP
II Encontro da Rede: 23 e 24 de agosto de 2013
Auditório da Escola de Astrofísica/Parque Ibirapuera
São Paulo/SP
III Encontro da Rede: 11 de novembro de 2013
Instituto Brincante
São Paulo/SP
IV Encontro da Rede: 21 e 22 de fevereiro de 2014
UMAPAZ/Parque Ibirapuera
São Paulo/SP
Texto: Laís Fontenelle
Texto: Laís Fontenelle
Vídeo do II Encontro
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