Faixa

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quarta-feira, 20 de novembro de 2013

REBRINC: A missão da Rede Brasileira sobre Infância e Consumo


Apresentação

A RedeBrasileira sobre Infância e Consumo - REBRINC - tem como missão "sensibilizar, mobilizar e articular pessoas e organizações para a promoção e a defesa dos direitos de crianças e adolescentes frente às relações de consumo e ao consumismo".

Linha do tempo da Rede Brasileira Infância e Consumo

De onde partimos? Para quê uma rede?

O Alana, como instituição focada na defesa das crianças frente aos apelos de consumo, observou ao longo desses anos de trabalho que existia um número significativo de atores sociais em defesa dos direitos da criança mobilizados no  combate ao consumismo na infância e pela regulação da comunicação mercadológica dirigida às crianças. Muitos desses atores faziam parte da Rede de Trabalho do projeto Criança e Consumo e conheciam nosso trabalho, mas esses mesmos atores - que já realizavam trabalhos muito importantes sobre o tema - não se conheciam e não trocavam.

Por isso vimos a necessidade de articular esses atores, ao redor do Brasil, para potencializar seus trabalhos, além de aumentar a escala e efetividade do que faziam. E, dai surgiu a ideia, depois de muito planejamento e demanda para esse trabalho, de criação de uma rede plural e da sociedade. A ideia era a criação de uma rede desvinculada do Alana e mais plural com autonomia para realização de ações.


Quais seriam os objetivos da rede?

. Fortalecer o trabalho dos atores sociais contra o consumismo na infância e pela proteção da criança do assédio do mercado.
. Articular os esforços e as iniciativas desses atores sociais, buscando oportunidades de sinergia entre eles.
. Aumentar a efetividade dos esforços e iniciativas desses atores sociais.
. Dar maior visibilidade ao tema do consumismo na infância
. Aumentar a mobilização contra o consumismo infantil, buscando ampliar a escala e a abrangência das ações desenvolvidas, buscando agregar novos atores ao processo.
. Influenciar na formulação e implementação de políticas públicas relacionadas ao tema.
. Ampliar o debate sobre as questões relacionadas ao tema do consumo e da infância.

Grupos de Trabalho

Quais seriam as tarefas da rede?

. Convocar, articular, organizar atores sociais (ONGS, gestores públicos, acadêmicos, mães...) em torno da causa.
. Sensibilizar e mobilizar a sociedade para a causa.
. Fazer pressão sobre o poder público.
. Fazer pressão sobre o mercado.
. Produzir conhecimento e informação sobre o tema.
. Pensar e realizar ações.

Quais seriam ações possíveis?

. Encontros, eventos e reuniões; festas, festivais, feiras, eventos de rua etc.
. Manifestações, atos públicos, protestos etc.
. Campanhas de denúncia, conscientização, mobilização.
. Produção de notícias, publicação e manutenção de boletins informativos, sites, blogs, mídias sociais.
. Produção e publicação de pesquisas, estudos, textos teóricos.
. Participação em conselhos de políticas públicas, audiências, mesas de negociação.
. Atuação junto ao MP e Judiciário e órgãos como Procon etc.


Princípios e Diretrizes

Diretrizes organizacionais

Autonomia
Diversidade
Articulação
Parceria e cooperação
Incidência política
Descentralização e disseminação
Flexibilidade, fluidez e informalidade
Horizontalidade

Encontros de criação/organização da Rede

Os encontros para a formação, criação e organização da Rede se desenvolveram ao longo de encontros no ano de 2013 e, continuam em andamento com atuais 148 membros (nov 2013).


I Encontro da Rede: 19 de junho de 2013
Auditório do Instituto Alana 
São Paulo/SP


II Encontro da Rede: 23 e 24 de agosto de 2013
Auditório da Escola de Astrofísica/Parque Ibirapuera
São Paulo/SP


III Encontro da Rede: 11 de novembro de 2013
Instituto Brincante
São Paulo/SP




IV Encontro da Rede: 21 e 22 de fevereiro de 2014
UMAPAZ/Parque Ibirapuera
São Paulo/SP

Texto: Laís Fontenelle

Vídeo do II Encontro



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