Faixa

Faixa

sexta-feira, 9 de abril de 2021

O Descobrincântico Circo do SôLeo et O Circo das Estrelas do SôLeo Paqonawta no Marcosmos...

 






Foram tantas as Brincadeiras com "B" maiúsculo ao longo de uma Vida inteira com a Criançada, que não caberia nas folhas de caderno descrever cada detalhe, cada história, cada reflexão do que me co-moveu, especialmente nos finais do século XX e primeiras décadas do século XXI, quando me descobri Pedagogo-Palhaço, Mestre e Doutotoro nos picadeiros do cotidiano.

Muita ins-piração veio da Mafalda de Quino, do Boi de Mamão, do Saci Pererê, e de inúmeras peripécias com Meninas e Meninos em inúmeros Projetos de Vida animando a seguir pela jornada da Existência e a Rexistência pelo Bem Viver.

Ser Palhaço é algo muito profundo e sério. É ser em cada pensamento, sentimento e atitude - de entrega e de busca da "Perfeita Alegria" - "Aquele que Tudo Pode", "O Que ganha qualquer Jogo", o "Coringa" do Baralho, o "Louco" do Tarot, "O que pula no Abismo do Desconhecido".

Este Palhaço-Pedagogo não faz "apresentação" e nem "representação" como o "Bobo da Corte", mas encarna em Si Mesmo essa atitude de Alegria e Maravilhamento - Êxtase -, simplesmente dando as Mãos às Crianças, entregando e buscando a Mente, o Coração, o Poder da Luz e do Amor que a tudo transforma. É a "Mãonifestação" de uma Boa Vontade Superior.

Este Palhaço-Pedagogo que dá as Mãos e às Mãos daqueles que se fazem e se transformam em Crianças - Filosofantes -, obviamente jamais deve ser confundido com quem faz apenas humor em troca de gargalhadas, ou o "idiota" que é movido pela esperteza e muitas vezes a maldade, o interesse imediato em ter vantagem sobre alguém. A manifestação da má vontade, da infelicidade.

Muito pelo contrário, o Pedagogo-Palhaço que dá as Mãos e às Mãos das Crianças, faz mesmo é cosquinha na cabeça e no peito, faz cafuné, faz daquela "Mãonifestação" a "Mãoboleta" de juntar as Mãos e as Boas Vontades para descobrir, aprender, compreender, empreender e surpreender, re-vira-voltar o Mundo, evoluir, evolver, elevar, re-evoluir o Mundo interior e o exterior. Faz furacões Cosmos Adentro e Afora da Mente e do Coração. Bem Olha, Bem Fala e Bem Ouve a Sabedoria Cósmica. Faz brotar um sorriso da Alma, abre uma janela à Felicidade.

O Pedagogo-Palhaço é um Jardineiro da Infância, e com Pás na Terra planta Minhocas nas Cabeças e Corações da Meninada para que nasçam Flores... Assim, criam a Paz no Mundo...

O Circo do SôLeo nasceu das Brincadeiras descobrincantes pelos Direitos da Criança com a Tese de Doutorado "Emídeo: ou da Educação com Imaginação na Infância Filosofante", de 2014 a 2018 no PPGE/UFSC, seguindo junto à Meninada com a Sombrinha Colorida nas Ruas, Hospitais, Creches e Escolas, até chegar  às janelas e janelinhas do ensino remoto durante a pandemia de 2020 e 2021.

No meio dessa caminhada, ao encontrar com O Menino Filosofante de Mãos dadas com o Pequeno Totoríneo,exatamente no dia 21 de setembro de 2017, veio à Luz e ao Amor o Circo das Estrelas do SôLeo. E aquela Tese de Doutorado se batizou como Tese de Doutotorado, e as descobrincadeiras pelos Direitos da Infância na Escola e no Mundo, se lançaram aos Céus, ao Mar do Cosmos infinito, ao Marcosmos...

Tudo na Arte, na Poesia, na Filosofia, na Filosomediação da "Educação igual à mediação vezes a velocidade da Criança ao quadrado", que é a Teoria da Beatricidade.

Depois de muitos e muitos anos, no Dia Mundial da Astronomia de 2021, 07 de abril, a imagem desses Circos se desenhou, finalmente.

Agora, junto Àquelas e Àqueles que se se fazem e se transformam em Crianças, esses Circos seguem pelo Cosmos, "audaciosamente indo onde nenhuma Criança jamais esteve", viajando no Barquinho de Papel, na Caravela, Foguete, Disco-Voador, em Cometas Coloridos cometendo looooocuras!

Sejam Bem-Vindas e Bem-Vindos!
Fiquem ao "Leo", fiquem no Circo do SôLeo e no Circo das Estrelas do SôLeo! Ao Marcosmos...

O Circo do SôLeo é bem joinha!
O Circo é na verdade uma Sombrinha!
Viajando pela Terra, pelo Mar e pelo Céu,
Brincando eu vou pro Circo do SôLeo!

Póim! Póim!

Leo Nogueira Paqonawta

08 abr 2021
Dia Mundial da Astronomia

2 comentários:

  1. "O Circo é na verdade uma sombrinha" maior que o tamanho do mudo, é uma sombrinha pra esse mundo tão-tão adoentado descansar um pouquinho e se recuperar. SôLeo é um anjo-palhaço-totoro-alminha-luzinha-sombrinha - tudo o que ele quiser - e faz tão-tão bem não só pra meninada, pra mim também. Obrigado Totorão! Loviu mais que “4 bilhões de infinitos". Quero estar sempre na tua sombrinha iluminada voando as tranças (das barbas) contigo por aí...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu Aligo Querido e Bem-Amado... Você estará sempre nessa Sombrinha, re-evoluindo Cosmos Adentro e Afora da Mente e Coração... em todos os re-encontros nesses bilhões de infinitos onde o Buraco Colorido nos levar amorosamente... Gratidão por Sua Presença... tiamuuuuu

      Excluir